quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Perguntas dificieis de responder - Dr Wagner Pedro

1- Pergunta: 1 Coríntios 15:4 e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, 5 e que foi visto por Pedro e depois pelos doze.
O texto diz que Jesus foi visto pelos doze! Que doze? Se Judas havia morrido ?

R - A grande coisa da que os apóstolos deviam testificar ante o mundo era a ressurreição de Cristo, porque era a grande prova de que Ele era o Messias, e o fundamento de nossa esperança nEle. Os apóstolos foram ordenados não para assumirem dignidades e poderes mundanos, senão para pregar a Cristo e o poder de sua ressurreição. Desta forma buscaram a Deus, pois é adequado que Deus escolha seus servos e, na medida em que Ele, pelas disposições de sua providência ou os dons do Espírito, mostra a quem tem escolhido, ou que tem escolhido para nós, devemos adequar-nos a sua vontade. Portanto, conforme Atos dos Apóstolos Capítulo 1 Versículos 15-26  - Matias é escolhido em lugar de Judas.
 
2 - Pergunta:
Mateus 28:1 E, na véspera dos sábados, que esclarece para o primeiro dos sábados, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
Marcos 16:1 E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, [mãe] de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. 2 E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol, 3 e diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro?
Lucas 24:1 E, no primeiro [dia] da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado e algumas outras com elas.
Lucas 24:9 E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais. 10 E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, [mãe] de Tiago, e as outras [que] com elas [estavam] as que diziam estas [coisas] aos apóstolos.
João 20:1 E, no primeiro [dia] da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.
Uma, duas ou três, afinal quantas foram ao sepulcro?  

R – Pelos nomes dá quatro nominalmente e pelos os relatos varias mulheres. Foi uma grande prova para Maria que o corpo tivesse desaparecido. Rapidamente a noticia se espalhou e todos quiseram presenciar pessoalmente o sepulcro vazio.

3- Pergunta: 
Mateus 20:20 Então, se chegou a ele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando[-o] e fazendo-lhe um pedido.21 E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu Reino.
Marcos 10:35 E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, quereríamos que nos fizesses o que pedirmos.36 E ele lhes disse: Que quereis que vos faça? 37 E eles lhe disseram: Concede-nos que, na tua glória, nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda.
Afinal quem fez o pedido ao mestre? A mãe ou os próprios filhos ?

R- Os filhos de Zebedeu usaram mal o que Cristo dizia para consolar os discípulos nesta passagem, querendo ostentar poder sem refletir as palavras do Mestre. Os textos citados não tem contradição, tanto os filhos, como possivelmente, sua mãe em oportunidades distintas fizeram o mesmo pedido.


4- Pergunta:
Mateus 27:3 Então, Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta [moedas] de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, Mateus 27:5 E ele, atirando para o templo as [moedas] de prata, retirou-se e foi-se enforcar Mateus 27:6 E os príncipes dos sacerdotes, tomando as [moedas] de prata, disseram: Não é lícito metê-las no cofre das ofertas, porque são preço de sangue.7 E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo dum oleiro, para sepultura dos estrangeiros.
Atos dos Apóstolos 1:16 Varões irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o espírito santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; 17 porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério.18 Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniquidade e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.
Quem comprou o campo? Judas ou os sacerdotes. Como judas morreu? Enforcado ou atirando-se de um penhasco ?

R- a) Lucas indica que Judas comprou e Mateus que os sacerdotes comprou. Na verdade os sacerdotes compraram com o dinheiro que Judas os deu (não há contradição, apenas uma enfâse na narrativa de um evangelista para outro). Muitos aplicam esta passagem da compra do campo com o dinheiro que Judas devolveu para significar o favor concedido pelo sangue de Cristo para com os estranhos e os pecadores gentios. Isso cumpriu uma profecia (Zacarias 11.12).
b) Judas enforcou-se assim como Mateus afirma que ele fez. O relato de Atos apenas acrescenta que Judas caiu, e o seu corpo rompeu-se pelo meio, e suas entranhas se derramaram. Isso é exatamente o que seria de se esperar que acontecesse com quem se enforcasse numa árvore sobre um penhasco de rochas pontudas e sobre elas caísse.

5- Pergunta:
Gênesis 46:27 E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, [eram] duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, [foram] setenta.
Êxodo 1:5 Todas as almas, pois, que procederam da coxa de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito.
Deuteronômio 10:22 Com setenta almas teus pais desceram ao Egito; e agora o SENHOR teu Deus te pôs como as estrelas dos céus em multidão.
Atos dos Apóstolos 7:14 E José mandou chamar a Jacó, seu pai, e a toda sua parentela, [que era de] setenta e cinco almas.
Quantas almas foram? 70 ou 75 ?

R- Não há contradição, dependerá da forma do calculo. Os filhos de Jacó somavam 12; os seus netos somavam 52. Já havia 4 bisnetos nascidos em Canaã por ocasião do tempo da migração para o Egito. Manassés e Efraim, nascidos no Egito, elevavam o total a 68; Jacó e sua esposa completavam o total de 70 pessoas - isto é o que consta no texto de Êxodo 1:1-5. Já a Septuaginta (tradução do Novo Testamento) acrescentou os 7 netos de José, e omitiu Jacó e a sua esposa do cômputo geral, chegando assim ao número de 75 pessoas.

6- Pergunta:
1 Samuel 16:10 Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel: porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não tem escolhido a estes.11 Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os mancebos? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse pois Samuel a Jessé: Envia, e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da [mesa] até que ele venha aqui.
1 Crônicas 2:13 E Jessé gerou a Elia, seu primogênito, e Abinadabe, o segundo, e Siméia, o terceiro.
14 Natanael, o quarto, Radai, o quinto,15 Ozém, o sexto, Davi, o sétimo.
Quantos filhos teve Jessé? Oito(8) ou sete(7) ?

R -  É provável foram 8 filhos e que um dos filhos de Jessé tinham morrido prematuramente. Ele teria sido vivo, ao mesmo tempo veio Samuel para ungir um filho de Jessé, como rei, mas falecido em seguida. A ausência de um presente da lista pode indicar que ele não tinha descendentes para perpetuar o seu nome.  

7- Pergunta:
Mateus 27:43 confiou em Deus; livre-o agora, se bem lhe quer; porque [ele] disse: Eu sou o filho de Deus. 44 E o mesmo lhe lançaram também em rosto os salteadores que com ele estavam crucificados.
Marcos 15:32 O Cristo, o Rei de Israel, desça agora da cruz, para que o vejamos e acreditemos. Também os que com ele foram crucificados o injuriavam.
Lucas 23:39 E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós.
Afinal foram os dois ou foram um, que escarneceram dEle ?

R- Crucificaram a dois ladrões com Ele, e Ele no meio ambos escarneceram; Todavia, veremos que este caso é único se observamos os efeitos nada comuns da graça de Deus neste homem. O homem se quebrantou e depois Ele próprio  repreendeu o outro por rir de Cristo. reconheceu que merecia o que lhe faziam. Creu que Jesus sofria injustamente e alcançou salvação.

8- Pergunta:
Juízes 4:21 Então Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão dum martelo, e foi-se mansamente a ele e lhe cravou a estaca na fonte, e a pregou na terra, [estando] ele porém carregado de [um] profundo sono, e [já] cansado; e [assim] morreu.
Juízes 5:26 À estaca estendeu a sua mão [esquerda], e ao maço dos trabalhadores a sua direita: e matou a Sísera, [e] rachou-lhe a cabeça, quando lhe pregou e atravessou as fontes. 27 Entre os seus pés se encurvou, caiu, ficou estirado: entre os seus pés se encurvou, caiu: onde se encurvou ali ficou abatido.
Um texto diz: que estava dormindo outro diz: que caiu ao chão explique?

R- No momento da morte o texto revela que ele (Sísera) não estava bebendo leite no instante da paulada, tão pouco em pé, como a palavra “caiu” nos sugere, mas existe o consenso que estava dormindo. A forma poética do canto de Débora dificulta uma interpretação do outro texto quando não se tem o objetivo de analisar o contexto de forma técnica. Mas frisa-se que não existe contradição, em um texto nos apresenta a história de forma histórica e no outro de forma poética.

9-Pergunta:
Gênesis 2:1 ASSIM os céus, e a terra e todo o seu exército foram acabados.
2 E havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
Êxodo 20:11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles [há], e ao sétimo dia descansou: portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
Quando o senhor acabou sua obra? No sétimo ou na viração do sexto dia?

R- O dia da plenitude da criação cf. Ex 20,11; pois o Senhor cessou o seu trabalho (a criação do mundo) em seis dias. Porém, Deus não se cansa, caso contrário não seria Deus, porque mesmo após a criação do mundo ele continuou a criar inclusive no sétimo dia. O “descanso” ou “repouso” de Deus refere-se à cessão do Seu Divino trabalho. Shabath (Sábado) significa “cessão”, “término de alguma atividade”. Por isso, o Sétimo Dia também é o dia da Plenitude da Criação e não do “descanso” de Deus. Vale a pena a título de argumentação dizer que não existe consenso se foram (6 dias de 24 horas, ou seja, 144 horas) ou (6 dias = a 6 eras de milhares de anos).

10 - Pergunta:
Gênesis 2:9 E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida: e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal.
Gênesis 2:16 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, 17 Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis 3:1 ORA a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? 2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, 3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Gênesis 3:22 Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente:
Apocalipse 2:7 Quem tem ouvido, ouça o que o espírito diz às congregações: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus.
Qual das arvores não se devia comer? A arvore que estava no meio do jardim ou a arvore do conhecimento do bem e do mal ?

R- Gênesis capítulo 2 versículo 9, podemos ver claramente a distinção de duas árvores: "E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para alimento, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal". Gênesis Capítulo 2 versículo 16 e 17 Deus só proíbe Adão a não comer, somente da árvore do conhecimento do bem e do mal "De toda árvore do jardim podes comer livremente; mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás". Porém alunos não se esqueçam! Gênesis  capítulo 3 versículo 22 ao 24: Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente. O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida". Desta forma, no final das contas, as duas arvores foram proibidas.

11- Pergunta:
2 Samuel 24:1 E A ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel: e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.
1 Crônicas 21:1 ENTÃO Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.
Gostaria de saber quem ordenou a Davi, Deus ou Satanás?

R-  Deus permitiu que Satanás tentasse Davi (ver exemplos em Êxodo 7:13, 1 Samuel 26:19, 2 Samuel 16:10, Salmo 105:25). Por ausência de Deus (pois ele se indignou contra Israel), e atividade de Satanás em provocar Davi a fazer o mal, Davi foi tentado a numerar os filhos de Israel. 


12- Pergunta:
Atos 9:7- “Os homens que estavam viajando com Saulo ficaram parados sem poder dizer nada. Eles ouviram a voz, mas não viram ninguém”
Atos 22:9 – “Os homens que viajavam comigo viram a luz,
Porém não ouviram a voz de quem falava comigo”
Viram ou não , ouviram ou não?

R- Os acompanhantes de Paulo viram (“ver” no sentido de perceptividade) a “luz”, ela abrangeu o mundo físico, bem como o (“ouvir” no sentido de perceptividade de barulho,estrondo ou algo do gênero),  todavia a voz de Jesus mesmo tendo abrangido o mundo físico e o espiritual, foi entendido apenas por Paulo e foi totalmente inaudível pelos homens que estavam com ele, pois a comissão era especifica para o Apóstolo.


13- Pergunta:
II Sm 18:18 - Ora, Absalão, quando ainda vivia, tinha tomado e levantado para si uma coluna, que está no vale do Rei, porque dizia: Filho nenhum tenho para conservar a memória do meu nome. E chamou aquela coluna pelo seu próprio nome; pelo que até ao dia de hoje se chama o Pilar de Absalão.
II Sm 14:27 - Também nasceram a Absalão três filhos e uma filha, cujo nome era Tamar; e esta era mulher formosa à vista.
Absalão teve filhos ou não ?

R-  O erudito Keil e Delitzsch salientam, em relação a 2 Samuel 14.27, o seguinte: “Contrariamente ao uso comum, não são dados os nomes dos filhos. A razão provável disso não é outra senão o fato de terem morrido na infância. Consequentemente, visto que Absalão não tinha herdeiros, erigiu seu mausoléu, ou pilar, a fim de preservar seu nome”. Aparentemente, Absalão teve o desgosto de perder seus três filhos na infância e sua esposa não lhe deu outros filhos. Parece que Tamar teria sido a única filha a sobreviver. Ele não teria um herdeiro do sexo masculino que lhe levasse o nome, o que explicaria a aspereza dolorosa de sua observação em 2 Samuel 18.18 e a tentativa patética de compensar tal tristeza pela edificação de um momunento de pedra. Dentro de uns poucos anos, o próprio Absalão morreria em desgraça, antes de ele tentar assassinar seu próprio pai e cobrir de desonra as concubinas do rei, às quais profanou. Assim, se um de seus filhos sobrevivesse atingindo a idade adulta, teria recebido uma herança muito triste. Quanto à sua filha Tamar (cujo nome lhe foi dado em homenagem a sua bela irmã, chamada Tamar, a quem seu irmão havia estuprado, e do qual Absalão mais tarde haveria de vingar-se, pois mandou assassiná-lo), parece que ela sobreviveu e veio a casar-se bem. Seu marido foi Uriel de Gibeá (cf. 2Cr 11.20-22; 13.1). A filha deles foi a infame Maaca (ou Micaia), que se casou com o rei Roboão (1Rs 15.2), tornando-se a mãe de seu sucessor, Abias. O neto dela, o rei Asa, finalmente a removeu da posição de rainha-mãe, por causa do envolvimento dela com a idolatria (1 Rs 15.10-13; 2 Cr 15.16).
 
  14- Pergunta:
I Samuel 17:50 - Assim Davi prevaleceu contra o filisteu com uma funda e com uma pedra; feriu-o e o matou; e não havia espada na mão de Davi.
II Samuel 21:19 - Houve mais outra peleja contra os filisteus em Gobe; e El-Hanã, filho de Jaaré-Oregim, o belemita, matou Golias, o giteu, de cuja lança a haste era como órgão de tecelão.
Quem matou o gigante Golias, Davi ou El-Hanã (Elanã) ?



R – Quem matou Golias foi o pequeno valente de Deus Davi. E a suposta contradição de II Samuel 21:19 desaparece quando comparado com outro texto de I Crônicas 20:5.
Provavelmente, este fato prende-se a um pequeno equivoco do copista. Conforme se demonstrará abaixo:
1. O objeto direto, que em Crônicas vem logo antes de "Lahmi", era אֶת; o copista tomou-o erroneamente como sendo בֵּֽית (beith) e, desse modo, removeu Beit Ha- Lahmi ("o belemita") do texto.
2. O escriba leu mal a palavra que significa "irmão"  אֲחִי֙ (Achi), como sendo objeto direto אֶת (Ét) imediatamente antes de Golias. Assim, o copista fez "Golias" ser o objeto direto de "matou" (wayyak), em vez de "irmão" de Golias (como corretamente faz a passagem de Crônicas). 
 3. O copista colocou em lugar errado a palavra equivalente a tecelão  אֹרְגִֽים׃ ('oregym), a qual ficou logo depois de "Elanã" como seu patronímico (ben Yaarey oregim – "o filho das florestas ou tecelões" – eis um nome muito improvável para o pai de alguém!). 
Em Crônicas a palavra hebraica oregim ("tecelões) vem logo depois de  מְנ֖וֹר ("menor" – um eixo de), o que perfeitamente faz sentido. Em outras palavras, a passagem de 2 Samuel 21 traz uma corrupção textual. O texto correto felizmente foi preservado em 1 Crônicas 20.5
Desta forma, a melhor tradução de II Samuel 21:19 seria: "… Elanã, filho de Jair, feriu a Lami, irmão de Golias, o geteu, cuja lança tinha a haste como eixo de tecelão".
 
 
 


 
 
  

 
 
 
 

3 comentários:

  1. Sobre o pedido da mãe dos filhos de Zebedeu, não houve dois pedidos nem dois momentos. Apenas a mãe deles fez o pedido, porém somente Mateus narra desta forma, já Marcos omite este fato, preferindo dizer que quem fez o pedido foram os próprios filhos de Zebedeu. Isso ocorre como a própria narrativa sobre a compra do campo por Judas, na verdade o campo foi comprado pelos sacerdotes com o dinheiro devolvido por Judas, foi uma compra indireta de Judas, como foi um pedido indireto dos filhos de Zebedeu através de sua mãe, só muda a forma de narrar um fato. O mesmo ocorre quando um escritor diz que Deus incitou Davi, quando na verdade quem incitou foi Satanás, mas como foi com a permissão divina eu posso afirmar que foi Deus quem o incitou.

    No suicídio de Judas, o galho da árvore quebrou devido ao seu peso, vindo a romper seu corpo quando caiu.

    O relato de Lucas sobre o ladrão da cruz faz-me crer que este diálogo ocorreu de forma tão íntima que os que estavam presentes só perceberam as blasfêmias e acusações de Gestas e não foram capazes de enxergar a bela conversão de Dimas. Fato este que foi relatado por Lucas devido a ele ter escrito seu evangelho após uma acurada pesquisa e pode ter tido contato pessoal com algum parente ou alguém próximo a Dimas que observou atentamente este diálogo salvífico entre ele e Cristo.

    Gostei muito da explicação sobre os filhos de Absalão também.

    ResponderExcluir

RESUMO DA SÉRIE: COMO SE TORNAR UM LÍDER DE SEITA – POR WAGNER PEDRO

INTRODUÇÃO: A série "Como se Tornar um Líder de Seita" explora a trajetória de diversos líderes carismáticos que fundaram seitas ...